Pontos Turísticos da Capital Missioneira

Terra com História riquíssima, Belezas Naturais e arquitetônicas

O município é conhecido como Capital Missioneira foi o último município dos Sete Povos das Missões a ser fundado em 1706, na Redução de Santo Ângelo Custódio. Hoje diariamente recebem turistas de diversos lugares do Brasil, para conhecer os pontos turísticos da Cidade.


CATEDRAL ANGELOPOLITANA


A Catedral de Santo Ângelo foi construída em 1706 na Redução de Santo Ângelo Custódio. A segunda foi uma pequena construção do século XIX para atender à comunidade. E, por fim, a atual estrutura, edificada a partir de 1929 e que foi restaurada recentemente, ela é semelhante ao antigo templo de São Miguel. A arquitetura da catedral é de estilo barroco missioneiro, um misto de barroco, renascentista e guarani. Na fachada, em pedra grés ou arenito,colunas,arcos e esculturas de Valentim Von Adamovich homenageiam os padroeiros dos Sete Povos das Missões.

A Igreja fica na Praça Pinheiro Machado, onde é usada como palco de muitos eventos importantes do Município, como o tradicional Canto Missioneiro, Cidade das Tortas, Feira do Livro.

A redução de Santo Ângelo Custódio fazia parte do conjunto dos trintas povoados missioneiros e foi o Último dos Sete Povos da Banda Oriental do Rio Uruguai. Durante o século XIX os vestígios da redução Missioneira foram utilizados na construção de prédios públicos e privados.




Prefeitura de Santo Ângelo



A prefeitura de Santo Ângelo que é um dos principais monumentos do município, se encontra ao lado da Catedral Angelopolitana.Foi fundação: Dia 12 de agosto de 1706 pelo Jesuíta Diogo de Haze, Padre Belga de nascimento. (Época da Redução Jesuítica 1706/1707). A Redução de Santo Ângelo foi consagrada ao Anjo Custódio das Missões (aquele que tem a custódia, a guarda, o protetor de todos os povos missioneiros).

MUSEU MUNICIPAL DR. JOSÉ OLAVO MACHADO


O Museu Municipal Dr. José Olavo Machado é o principal museu do município de Santo Ângelo. Está localizado no centro histórico da cidade, nas proximidades da Prefeitura Municipal e da Catedral Angelopolitana, está localizado em um prédio do Século XIX. No acervo se encontra material arqueológico do período anterior à chegada dos jesuítas até fases da história local mais recente.

MEMORIAL COLUNA PRESTES

O prédio da antiga Estação Ferroviária construído em 1921 faz parte dos prédios tombados por sua importância histórica e social. O local abriga o "Memorial Coluna Prestes" e possui um acervo de documentos, fotos e outros materiais sobre uma das maiores marchas revolucionárias da humanidade, a Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes e que teve como berço o município de Santo Ângelo. 




Você que mora na região ou está a passeio e quer um programa cheio de história e cultura, venha até a cidade de Santo Ângelo e confira os principais  pontos turísticos.