Os 5 Discos mais importantes de David Bowie

Thiago Henrique

1 - The Rise and Fall of Ziggystardust and the Spiders from Mars (1972)

O quinto disco de estúdio de 1972 é sem dúvida o mais importante do cantor. O álbum conta a história de um rock star bissexual alienígena chamado Ziggy Stardust, alter ego de Bowie. Sucesso de público e crítica, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars alcançou o quinto lugar nas paradas do Reino Unido e ficou em 75º na Billboard Music Charts dos Estados Unidos, além de ser considerado o 35º melhor disco de todos os tempos pela revista Rolling Stones, o 20º pela Q e um dos 100 melhores lançamentos pela revista Time.

2 - David Bowie (1969)

O David Bowie de 1969, segundo disco de estúdio surge no meio de uma transição do cantor entre músico cabaret/avant-gard para um som mais hippie. Em 1969 o álbum foi relançado com o título “Space Oddity”, nome da faixa de abertura, que é até hoje uma das mais conhecidas de Bowie. Apesar do sucesso de Space Oddity como single, o restante do material, mesmo com algumas resenhas positivas, foi um fracasso comercial em seu ano de lançamento, porém em seu ano de reedição, logo após o o sucesso de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, o álbum alcançou boas posições nas paradas.

3 - Heroes (1977)

O álbum de 1977 é o segundo da “Trilogia de Berlim”, que são os discos produzidos com a colaboração de Brian Eno entre 1977 e 1979. Também são parte da trilogia o “Low” e o “Lodger”, iniciando e encerrando a fase da vida de Bowie em que ele vivia em Berlim Ocidental. Todos os três foram concebidos e gravados na alemanha, e é notável a influencia da música alemã do momento, como o o som da banda de pop eletrônica Kraftwerk.

Heroes é considerado pela crítica como um dos melhores trabalhos de Bowie, e sua faixa-título é uma de suas mais famosas. O disco obteve sucesso de crítica, sendo indicado pro NME Álbum do Ano.

4 - The Man Who Sold the World (1970)

O álbum de 1970 é o primeiro a apresentar a formação com o que viria a ser o “Spiders from Mars”, a banda de apoio famosa por The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars. É nesse disco que Bowie abandona pela primeira vez suas raízes folks e faz um disco de hard rock. O disco é considerado pela crítica como o um marco pro nascimento do Glam Rock.

Diferente do seu antecessor, logo no lançamento o terceiro disco de estúdio já foi um sucesso comercial e de crítica. Mas apesar dos bons reviews e da aceitação do público, as vendas não foram suficientes para o álbum alcançar as os charts dos Estados Unidos ou do Reino Unido.

5 - Diamond Dogs (1974)

Em seu oitavo álbum, Bowie tenta inovar e faz uma espécie de “cruzamento” entre o romance 1984, de George Orwell e sua própria versão de um mundo pós apocalíptico. O cantor descreve o álbum como sua obra mais política, sua forma de protesto. Foi considerado pelas revistas Rock e Sounds como sua obra mais impressionante desde Ziggystardust.

O álbum alcançou o primeiro lugar das paras britânicas e o 5º lugar nos Estados Unidos. O estilo da guitarra e as visões do caos urbano antecipam a revolução punk que aconteceria nos ano seguintes.