Bibliotecas Sé

Sociedade do Conhecimento

«Tendo em conta uma conceção de biblioteca como espaço público de produção de sentidos, onde se ativam lugares sociais, vivências, relações com o outro, valores da época e da comunidade, conhecimentos das coisas do mundo (crenças, saberes, comportamentos, experiências estéticas e contemplativas, …), considerou ‑se necessário explicitar esta dimensão valorativa e atitudinal, como matriz ética do relacionamento interpessoal, no uso da informação, no processo de aprendizagem e na aquisição do conhecimento. Ao longo da última década, as bibliotecas escolares têm vindo a consolidar o seu papel na escola. Este percurso concretizou ‑se através da melhoria das condições funcionais, do sucessivo enriquecimento dos recursos documentais e de informação e da afetação progressiva de recursos humanos qualificados para a sua gestão. A este investimento material significativo, envolvendo diferentes parceiros, correspondeu, por parte das escolas, um movimento de apropriação e rentabilização das possibilidades de acesso e de trabalho que as bibliotecas escolares facultam.

Tratando‑se de um recurso que se revela fundamental face aos desafios da sociedade atual, pelas condições de espaço e acolhimento, equidade no acesso à informação e possibilidades de aprendizagem que potencia, é hoje impensável idealizar a escola sem biblioteca escolar.»

in Aprender com a biblioteca escolar, Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na Educação Pré ‑escolar e no Ensino Básico. Rede de Bibliotecas Escolares MEC.

Aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares Apresentação de exemplos de atividades de aplicação em diferentes disciplinas e áreas curriculares.

Literacia da leitura - Associa‑se o trabalho das bibliotecas escolares ao desenvolvimento do gosto e das competências de leitura, escrita e comunicação, como condição estruturante da formação pessoal e capacidade de progressão nas aprendizagens. 

Foram criadas condições de acesso, na biblioteca escolar, a uma variedade de recursos para recreação e suporte à aprendizagem, de forma a facultar experiências de leitura e procura de informação, que fomentem a criação de leitores críticos e motivados.